Publicado 28.05.2024

Uma boa oferta de venda de empresa – como eles são preparados?

A preparação profissional e substantiva de uma oferta de venda, preparada de forma atrativa e atraente, é um dos elementos importantes do sucesso em todo o processo de venda de uma empresa.

O sucesso da venda de uma empresa depende de muitos fatores, que certamente incluem a elaboração de uma boa oferta de venda. A forma como ele é preparado pode facilitar o processo de vendas ou, ao contrário, pode dificultar. Então, como prepará-lo?

A oferta de venda da empresa deve incluir os termos exatos do contrato, tais como:

1. Descrição das atividades da empresa

É muito importante incluir uma descrição detalhada das atividades da empresa na oferta de vendas. Você deve informar aos licitantes qual é a forma jurídica da empresa, o que ela faz, onde está sua localização, quais imóveis a empresa possui, qual o número de funcionários, qual é a posição da empresa no mercado. Você também pode interessar potenciais compradores nos planos de desenvolvimento da empresa.

2. Apresentação dos dados económicos

Vale a pena preparar os dados econômicos da empresa, por exemplo, dos últimos dois anos. A documentação financeira será útil durante as negociações com um potencial comprador. Esse tipo de dado sobre a empresa pode ser um fator que incentiva potenciais compradores a entrarem em contato com o ofertante.

3. Preço de venda proposto da empresa

Um elemento indispensável da oferta de venda da empresa é especificar o preço de venda proposto e fornecer taxas adicionais, se houver. Ao indicar o preço esperado que o vendedor pretende alcançar, ele não deve ser exagerado. O preço de venda proposto é geralmente o ponto de partida para novas negociações, mas deve ser realista. Sua inflação artificial pode desencorajar potenciais compradores. Via de regra, antes de a oferta de venda ser tornada pública, uma avaliação da empresa é realizada por uma unidade especializada.

4. Visualização fotográfica da empresa

Um elemento muito importante do anúncio da venda da empresa é a colocação de fotos que enriquecerão a oferta em uma foto atraente. No entanto, é necessário certificar-se de que a visualização fotográfica da empresa apresenta o estado real das coisas e não falsifica nenhuma informação importante. Os gráficos colocados na oferta devem ser uma vitrine da empresa e devem atrair a atenção do destinatário.

5. Mídias Sociais

Depois de tornar pública a oferta de venda da empresa, vale a pena compartilhar tal anúncio nas mídias sociais, como LinkedIn, Facebook ou plataforma X.

As mídias sociais dão a você a oportunidade de divulgar seu anúncio em larga escala, por isso vale a pena usar essas ferramentas de informação também na hora de vender seu negócio.

Antes de anunciar a intenção de vender a empresa, vale a pena verificar cuidadosamente a oferta de venda e remover quaisquer falhas, não apenas as substantivas, mas também quaisquer erros linguísticos, gráficos e erros que afetem a recepção atraente pelo potencial comprador.

Também é recomendado o uso do chamado a linguagem dos benefícios, utilizada m.in. em conteúdo publicitário. Consiste em enfatizar os benefícios adicionais que o comprador receberá com a compra da empresa, por exemplo, prestígio, minimizando formalidades relacionadas à transação de compra, ou, por exemplo, o retorno futuro esperado do investimento.