Publicado 28.05.2024

Preparando a empresa para a venda – principais etapas

Vender uma empresa é um processo complicado que requer uma preparação cuidadosa e cuidadosa, mantendo a forma correta e o planejamento estratégico. Preparar uma empresa para venda é demorado, pode exigir mudanças organizacionais e formais e legais. Quanto melhor a empresa estiver preparada para as vendas, melhor será o resultado final.

A preparação de uma empresa para venda requer a implementação de uma série de atividades, incluindo aquelas de fundamental importância para o sucesso de todo o projeto. Antes de mais nada, é preciso elaborar um plano estratégico, otimizar as operações da empresa em diversas áreas, organizar os assuntos dos colaboradores e realizar uma avaliação da empresa. As principais etapas na preparação de uma empresa para venda são:

1. Preparar uma estratégia de vendas para a empresa

Na hora de tomar uma decisão sobre a possível venda da empresa, vale a pena considerar e analisar por que estamos pensando em vender a empresa, se os indicadores da empresa e as condições de mercado são bons o suficiente para pensar em vendas, quais são os possíveis cenários de vendas?

A preparação adequada da empresa para as vendas deve começar aprendendo as respostas a essas perguntas, o que permitirá o desenvolvimento adequado de uma estratégia de vendas.

O plano estratégico visa definir as áreas que podem ter um impacto negativo na avaliação da empresa e aquelas que têm potencial de crescimento.

A estratégia também deve incluir uma auditoria operacional para identificar os pontos fracos da empresa.

Os preparativos para a venda da empresa e o trabalho no plano estratégico devem começar com antecedência suficiente, mesmo vários meses antes do lançamento do próprio processo de venda da empresa.

2. Otimização da empresa na área financeira e contábil

Na área financeira e contábil da empresa, as atividades de otimização devem incluir principalmente a identificação de possíveis riscos no balanço patrimonial da empresa, bem como na conta de lucros e perdas. Devem ser preparadas demonstrações financeiras precisas que mostrem o estado real da condição financeira da empresa.

As atividades de otimização nesta área incluem, m.in, identificação de passivos de recebíveis inadimplentes, giro de recebíveis ou estoques. A otimização na área do balanço patrimonial também pode incluir a separação de ativos não operacionais e os ativos e passivos dos proprietários da empresa que podem operar na empresa.

3. Aumento dos lucros da empresa

A otimização das operações da empresa em termos de maximização de receitas e lucros pode ser feita analisando os clientes e diversificando-os, bem como procurando oportunidades para melhorar a eficiência da empresa, aumentar o volume de vendas ou aumentar a margem. Uma base diversificada de clientes e, consequentemente, múltiplas fontes de receita, têm impacto no aumento do valor da empresa. Uma carteira de clientes sólida e ao mesmo tempo diversificada é o melhor testemunho do valor consolidado da empresa, que também tem grande potencial de desenvolvimento. Portanto, vale a pena focar não apenas na expansão do mercado, mas também na construção de relacionamentos de longo prazo com os principais clientes.

Os futuros potenciais investidores estarão interessados no potencial dos fluxos de receita e analisarão as receitas que podem ser obtidas no futuro. Vale a pena saber que as empresas mais vendidas são aquelas cujo crescimento de vendas ano a ano atinge pelo menos 20%.

4. Documentos e contratos da empresa

No processo de preparação da empresa para venda, é muito importante resolver as questões de propriedade da empresa. É necessário separar os ativos da empresa dos ativos do proprietário, também é importante separar a posição do proprietário do gerente, do administrador.

Como parte dos preparativos da empresa para a venda, também é importante revisar documentos, por exemplo, resoluções dos órgãos da empresa. Você deve certificar-se de que eles foram tirados de acordo com os regulamentos, por exemplo, que não há base para revogá-los.

Os acordos comerciais também devem ser revistos em termos de sua correção e integridade. Você também deve verificar se todos os documentos importantes são válidos, como licenças, reivindicações de marcas registradas, autorizações, seguros, etc. Você também deve certificar-se de que suas declarações fiscais foram preparadas corretamente. Os acordos fiscais são um ponto sensível ao qual os investidores prestam atenção especial.

Uma revisão documental da empresa também deve incluir uma análise dos assuntos dos funcionários. Para além das questões formais, a revisão deve abranger a relação entre o nível de remuneração de cada tipo de funções e o âmbito dos deveres e competências dos trabalhadores.

5. Avaliação da empresa à venda

A avaliação da empresa antes de sua venda é uma das atividades mais importantes em todo o processo de preparação. Ao mesmo tempo, é necessário considerar a realização da avaliação por uma entidade externa especializada que realizará o processo de avaliação com base em parâmetros da empresa como ativos, receitas, lucros e, o que é muito importante para os investidores, lucros potenciais futuros esperados.

A avaliação externa do especialista fornecerá informações objetivas sobre o valor da empresa, o que tornará ainda mais a empresa credível na avaliação do futuro investidor.

A avaliação profissional de negócios requer uma análise de fatores-chave, como:

- Ativos e passivos. Necessário examinar no contexto de fluxos de caixa futuros

- Histórico financeiro, estabilidade financeira, capacidade de gerar lucros.

- Posição de mercado. A participação de mercado de uma empresa tem um grande impacto no valor de uma empresa.

- Perspectiva de crescimento da renda. O potencial da empresa é um elemento-chave para os investidores.

- Riscos de negócios. Você deve avaliar cuidadosamente as ameaças à empresa e os riscos que a empresa encontra ou pode encontrar.

A avaliação deve levar em consideração a posição atual da empresa no mercado e as oportunidades potenciais para seu desenvolvimento e riscos existentes.

A avaliação de uma empresa é feita em uma das três categorias de avaliações: propriedade, renda ou comparativa. Há também um método misto, contendo vários elementos de cada uma das três categorias principais.

Quando é um bom momento para vender um negócio?

Especialistas, especialistas do setor são da opinião de que a decisão de vender uma empresa deve ser tomada com um ou até dois anos de antecedência. Esse período preparatório cria uma oportunidade para organizar questões formais e legais na empresa, regular os assuntos dos funcionários, dá tempo para melhorar as vendas e os resultados financeiros, verificar a base de clientes e melhorar a condição da empresa.

Em suma, o melhor momento para vender uma empresa é quando a empresa tem uma posição estável no mercado, está em boas condições financeiras e tem potencial de crescimento.